Robôs de negociação
Automatize suas operações no mercado financeiro.
Com o uso de robôs de software é possível automatizar estratégias de negociação de determinado ativos no mercado financeiro.
Nesta página, você encontrará alguns robôs que podem ser utilizados para testes.
Robô Dinamic
Robô para mini-contratos de índice futuro na bolsa brasileira (Bovespa/B3).
Vantagens de operar com o robô Dinamic: evitar o fator emocional, ter consistência e disciplina na estratégia, conseguir simular suas operações, ter tempo para as atividades sem precisar ficar 100% do tempo acompanhando o pregão. Caso venha a adquirir a licença do produto, estará disponível para você: o próprio robô; video aulas sobre instalação e configuração; suporte técnico via Telegram; e canal exclusivo no Telegram.
Comercialização: WKS
Mercado: Brasileiro
Desempenho (P): -
Risco (R): Extremo
Última avaliação desempenho: 17/03/2022.
Setup: Teste da versão 1.0 com setup denominado Agressivo 3.0, fornecido pelo desenvolvedor.
Observações: Realizados testes do robô entre dezembro de 2021 a março de 2022, utilizando arquivos de configuração (setup) forecidos pelo desenvolvedor na versão 1.0 do robô. Durante este período foram testados os setups "Agressivo 3.0" e "Agressivo 3.1". Entretanto, como a metodologia de avaliação do AutoInvestBR (comentada no final desta página) não foi aplicada em sua integralidade no que diz respeito a duração dos testes de cada setup, não iremos divulgar resultados parciais de desempenho (P). A classificação de risco (R) indicada, considera o rebaixamento de saldo (drawdown) máximo apurado e a carga de depósito máxima apurada, com aplicação do robô em conta real. Recomenda-se o teste deste robô em conta demonstrativa, por intervalo de tempo de pelo menos 4 meses, para entendimento do modo de operação do robô, seus potenciais de ganhos e perdas, em função dos parâmetros de configuração escolhidos.
Indisponibilidade de outros robôs
Atualmente estamos em busca de parcerias para disponibilização de outros robôs para testes, visando enriquecer o conhecimento sobre a automação de negociações no mercado financeiro. Se você é um desenvolvedor de robôs para Metatrader e tem interesse em divulgá-lo neste site, entre em contato por meio do canal de suporte no Telegram @suporteautoinvestbr.
Atenção
Os robôs comentados nesta página são comercializados pelos seus próprios desenvolvedores, não são propriedade do AutoInvestBR.
Os mesmos são apresentados aqui a título de informação e principalmente para aprendizagem dos métodos de automatização da negociação de determinados tipos de aplicações financeiras no mercado de renda variável.
Os resultados de robôs não têm garantia de retorno do valor investido, podendo obter lucros ou prejuízos nas operações por tratar-se de atuação em mercado de renda variável.
O histórico de rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, podendo oscilar a rentabilidade dos robôs de acordo com os ciclos do mercado.
Metodologia para avaliação de desempenho
Critério simplificado para avaliação de desempenho de estratégia de negociação automatizada
Valter Junior | AutoInvestBR
Para evitar a aplicação de subjetividade na avaliação de desempenho de robôs ou sinais de negociação disponíveis no mercado, o AutoInvestBR aplica os seguintes critérios para atribuição do valor de desempenho alcançado de robôs que operam mini-contratos de índice futuro da B3:
- (1º) intervalo de tempo de 3 meses para avaliação de desempenho;
- (2º) Saldo inicial de R$ 10000 (dez mil reais) para lote inicial de 1 mini-contrato de índice futuro;
- (3º) cálculo de classificação de risco (R) conforme a matriz de risco mostrada abaixo; e
- (4º) aplicação da equação de cálculo de desempenho (P), comentada a seguir, que tem como variáveis o fator de lucro (F) e a classificação de risco (R) apurados.
Após o intervalo de tempo de 3 meses de negociação automatizada (seja com robôs ou sinais de negociação), devem ser apurados os resultados de máxima carga de depósito (deposit load) e máximo rebaixamento de saldo (drawdown) alcançados, em percentual. Estes valores, divididos por 10, devem ser utilizados para deteminar a linha de carga de depósito e a coluna de rebaixamento de saldo aplicáveis para a estratágia sob avaliação. A multiplicação dos valores obtidos na linha e na coluna da matriz formecerá a classificação de risco (R) da estratégia de negociação. Por exemplo, se a carga de depósito foi apurado em 15% (linha = 2) e o rebaixamento de saldo foi de 22% (coluna = 5, pois ultrapassou 20%), então, R = 2 x 5 = 10.
O desempenho da estratégia de negociação será dado pela seguinte expressão:
P = 100 x (F/2 - R/50)
Onde:
P = performance (desempenho obtido pela estratégia de negociação, de 0 a 100%);
F = fator de lucro, limitado a 2; e
R = classificação de risco obtido a partir da matriz de risco.
Sendo que P deve ser limitado ao intervalo de 0 a 100, caso o valor obtido pela expressão se encontre fora deste intervalo.
Valores de desempenho P menores que 50%, indicam que a estratégia de negociação é ruim.
As estratégias de negociação que possuem alto desempenho e baixo risco terão valores de P próximos de 100%.
Exemplo 1: Considerando um fator de lucro de 1,7 e a classificação de risco R igual a 10. Então, P = 100 x (1,7/2 - 10/50) = 65%.
Exemplo 2: Considerando um fator de lucro de 3,1 e a classificação de risco R igual a 4. Então, P = 100 x (2/2 - 4/50) = 92%. Observar que, F deve ser limitado a 2 para aplicação na equação de cálculo de P.